Idioma

  • Português
  • Español
  • English

X Conferência Latino Americana de Software Livre

de 16 a 18 de outubro de 2013 - Foz do Iguaçu | PR | Brasil

Inclusão Digital em destaque pela Rede Marista

Em: outubro 19, 2012 as 15:28 por

A inclusão digital sempre fez parte da missão da Rede Marista de Solidariedade, de Porto Alegre (RS). No estande montado na Latinoware 2012,  o grupo mostrou algumas de suas iniciativas desenvolvidas com softwares livres, que foram apresentadas pelos próprios jovens do projeto Deprotec (Desenvolvimento de Projetos Tecnológicos). “Eles ganham cursos de inglês, comunicação e robótica dentro do programa, e são eles que desenvolvem estes objetos”, conta o educador de robótica Junior Meneghetti.

Projeto faz o destino correto das máquinas caça-níqueis. Foto: Jean Pavão

Um dos projetos em destaque é o Projeto Alquimia, que é desenvolvido em parceria com o Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul. “Nós recebemos as máquinas de caça-níqueis que foram apreendidas em operações e utilizamos os materiais para a inclusão digital. As peças que sobram são reaproveitadas para a robótica”, revela Meneghetti.

A Rede Marista contribui para que os jovens entrem no mercado de trabalho conhecendo as práticas de informática e comunicação, além de contribuir para o desenvolvimento tecnológico e a utilização correta dessas máquinas que são proibidas no país.

Outros projetos em desenvolvimento são: Robótica Livre, que possibilita o trabalho de eletrônica e mecânica com materiais alternativos – como sucata – com a utilização de softwares livres; a Fábrica de Software, que qualifica os jovens profissionais no desenvolvimento de aplicativos digitais; e o Projeto Redes Livres,  um projeto de rede sem fio e offline que distribui gratuitamente conectividade para comunicação por meio de intranet livre com sinal wireless em algumas comunidades de Porto Alegre (RS) e Santa Maria (RS).

Quer saber mais sobre os projetos? Ainda dá tempo de ir até o estande da Rede Marista ou acessar socialmarista.org.br.

Posted in: Sem categoria |

Comments are closed.

Apoio