Idioma

  • Português
  • Español
  • English

X Conferência Latino Americana de Software Livre

de 16 a 18 de outubro de 2013 - Foz do Iguaçu | PR | Brasil

Software Livre Educacional auxilia no desenvolvimento de alunos portadores de necessidades especiais

Em: outubro 19, 2012 as 14:11 por

Segundo dados do Censo 2010, cerca de 45 milhões de brasileiros eram portadores de algum tipo de necessidade especial. Pensando na educação desses alunos, o professor Marcos Silva Vieira desenvolveu um projeto sobre a integração dos alunos com deficiência através do Software Livre Educacional.

Parte da pesquisa elaborada por ele, concluída em dois anos, foi apresentada no Espaço Venezuela na tarde desta sexta-feira. “Comecei a perceber que os trabalhos realizados com os alunos no laboratório de informática refletiam num melhor convívio em sala de aula e também fora dela”, afirmou o professor.

Por mais simples que as atividades desenvolvidas com o software livre educacional possam parecer, como jogos de ligar os pontos, pintar ou montar peças, elas auxiliam na motoricidade fina e ampla e conclusão de atividades com resultados satisfatórios, ajudam na integração social, proporcionam mudanças no comportamento, e oferecem mudanças no comportamento e autoestima do aluno.

“Toda sociedade ganha com esses meios de tornar as pessoas com deficiência mais produtivas e incluídas na sociedade, não é um ato de caridade, e sim um direito”, ressaltou Vieira. (Foto: Jean Pavão/PTI)

Posted in: Sem categoria |

Comments are closed.

Apoio