Idioma

  • Português
  • Español
  • English

X Conferência Latino Americana de Software Livre

de 16 a 18 de outubro de 2013 - Foz do Iguaçu | PR | Brasil

Palestrantes

Em: junho 4, 2012 as 14:20 por

Keynotes

Jon “Maddog” Hall

Jon “Maddog” Hall é o Diretor Executivo da Linux International. O apelido lhe foi dados por seus alunos na Hartford State Technical College, onde ele era Chefe do Departamento de Ciência da Computação. O próprio Hall afirma que o apelido “vem de um tempo em que eu tinha pouco controle sobre o meu temperamento”. Jon trabalha com informática desde 1969, trabalhou para a Western Electric Corporation, Aetna Life and Casualty, Bell Laboratories, Digital Equipment Corporation, VA Linux Systems, e SGI. Atualmente, ele é o CTO e embaixador da Koolu.

Seu interesse por Linux surgiu na época em que trabalhava na Digital e foi fundamental para conseguir equipamentos e recursos para que Linus Torvalds pudesse completar seu primeiro porte, uma versão do Linux para a plataforma Alpha da Digital. Foi nessa época que Hall, que mora em New Hampshire, deu início ao Grupo de Usuário Linux de seu estado. A placa do carro de Hall é UNIX. Jon Hall também é membro dos conselhos de várias empresas e organizações não governamentais, incluindo a Associação USENIX.

Ele é reconhecido na comunidade de desenvolvedores e uma figura respeitada no movimento do software livre. No UK Linux and Open Source Awards 2006 ele recebeu um Prêmio de Reconhecimento para Toda a Vida por seus serviços à comunidade de Código Fonte Aberto. Hall possui mestrado em Ciência da Computação pelo Rensselaer Polytechnic Institute (1977) e um Bacharelado em Comércio e Engenharia pela Drexel University (1973). Maddog é um orador excepcional, que contagia seus ouvintes através do seu carisma pessoal e de analogias e exemplos que encantam o público.


Frank Karlitschek

Frank KarlitschekFrank Karlitschek é um contribuidor do Software Livre de longa data. Já atuou também nos quadros do KDE e.V. Ele gerenciou times de engenharia por mais de 10 anos, e trabalhou como chefe de unidade e diretor administrativo em diferentes empresas. Ele começou diversas iniciativas Software Livre, como o Open-PC e a rede openDesktop.org. Em 2010 deu início ao projeto ownCloud e vem liderando a comunidade deste projeto desde então. Em 2011 fundou a ownCloud Inc. juntamente com Markus Rex e Holger Dyroff, para ofercer serviços comerciais em torno do OwnCloud


Jody Garnett

Jody Garnett é membro fundador da Open Source Geospatial Foundation e presidente do comitê de incubação responsável por auxiliar novos projetos. Jody é um forte entusiasta da Open Source Spatial: “O SIG representa a mais avançada realização da informática com os volumes de dados expandindo os limites do que é possível fazer. Os desenvolvedores de código aberto têm alcançado o sucesso com uma combinação única de dados públicos, projetos hands-on e um entusiasmo inerente, obtendo uma diferença visual real.

Desenvolvedor Java de código aberto ativo do comitê orientador para os mais famosos projetos java para SIG de código aberto (GeoTools; GeoServer e uDig). Assumindo o papel de consultor geoespacial de modo bastante literal, Jody apresentou oficinas e cursos de treinamento em todos os continentes (exceto na Antártida). Atualmente Jody Garnett é Arquiteto de Softwares Geoespaciais da LISAsoft em Sydney, Austrália.


Ron Minnich

Ron Minnich é Engenheiro de Software do Google. Ele inventou o LinuxBIOS em 1999, e conduziu o projeto nos seus primeiros 10 anos. Recentemente voltou a trabalhar no Coreboot como para do projeto Chromebook do Google. Ron é muito ativo também na comunidade Plan 9, Computação em Cluster e de Alta Performace.

Rusty Russels

Russel escreveu o sistema de filtro de pacotes ipchains e netfilter/iptables. Linus Torvalds o mencionou, em 2003 como um dos principais colaboradores. Em 2002, Russel anunciou a criação do projeto “Trivial Patch Monkey”, um endereço de mail para hackers do kernel enviar patches simples, como erros de escrita, alterações de documentação, etc. Em 2006 Russel começou a trabalhar como um dos principais desenvolvedores do “lguest”, sistema de virtualização do Kernel Linux.

Convidados

Alberto Azevedo

Formado em Tecnologia em Informática pelo CEFET-PR, tem mais de 15 anos de experiência em TI é especialista em segurança de redes corporativas e normas de segurança. Foi Diretor Geral na Nova Era Informática e Telemática e criador da Metodologia de Segurança ESP-h. Hacktivista entusiasta do Movimento Software Livre é lider do Projeto Security Experts Team e palestrante em eventos internacionais. Atualmente atua como consultor de segurança para grandes empresas em todo o Brasil.


Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. Cabelo)

Sócio-proprietário da empresa NETi TECNOLOGIA fundada em Junho de 1996, empresa especializada em desenvolvimento de software e soluções biométricas, Consultor Biométrico na tecnologia de reconhecimento facial, atuando na área de tecnologia desde 1986 assim propiciando ao mercado soluções em software nas mais diversas linguagens e plataforma, levando o Linux a sério desde 1998 com desenvolvimento de soluções open-source, diversos documentos técnicos disponibilizado na internet, membro colaborador da comunidade Viva O Linux, mantenedor da biblioteca open-source de vídeo captura, openSUSE Member entre outros projetos.


Alessandro Silva

Pós-graduado em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pelo NCE/UFRJ e Graduado em Informática com Ênfase em Análise de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá. Possui as certificações LPIC-1, LPIC-2, LPIC-3, Novell Certified Linux Administrator, Data Center Technical Specialist, Zabbix Certified Specialist e Zabbix for Large Enviroments. Participou do programa de migração para Software Livre do Governo Federal, no Exército Brasileiro, e coordenou a formação de 60 mil pessoas em tecnologias abertas em Duque de Caxias/RJ. É idealizador do FSLDC, LinuxinRio e recentemente do AgendaLivre.org. Foi membro da equipe de Administradores de Sistemas Linux da HostGator Brasil e atualmente é Analista Linux do Centro de Excelência na Todo! Soluções em Tecnologia e SysAdmin da Revista Espírto Livre.


Alfonso de la Guarda

Comunicador social com educação formal e informal em engenharia, antropologia e educação, possuindo mais de 28 anos de experiência em tecnologias e em computação. Firme apoiador de tecnologias abertas, do conhecimento livre, de trabalhos colaborativos e de FLOSS em geral, participando de diversos projetos nacionais e internacionais.

Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da ICTEC SAC, empresa dedicada à pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico em setores como educação, mineração e defesa.

Diretor e fundador do primeiro Centro Independente de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias FLOSS da América Latina (Centro Open Source).

Consultor de Tecnologia de diversas instituições, incluindo o Tribunal Constitutional do Peru e a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico do Exército do Peru. Atualmente atua também como Consultor de Tecnologia na EsSalud, a mais importante empresa estatal do Peru, no setor de segurança social.

Usuário e ativista do Linux desde 1997 e do Python desde 2001, é membro e colaborador do comitê de comunicações da Python Software Foundation (2010).

Participou de mais de 50 eventos internos no Peru e também no exterior, entre eles o “Encontro Linux” (Chile 2007/2009), Pycon (Argentina 2009), Latinoware (Brasil 2010/2011), SolivreX (Brasil 2011) e Linuxcon (Brasil 2011).


Álvaro Justen

Álvaro Justen, também conhecido como Turicas é usuário e ativista de software livre há mais de 8 anos; colaborador de vários projetos de software livre; pythonista de carteirinha; disseminador do Arduino e entusiasta de metodologias ágeis. Participa assiduamente de eventos (organizando e palestrando), grupos de usuários e Coding Dojos.


Anahuac de Paula Gil

Membro fundador do G/LUG-PB – Grupo de Usuarios Gnu/Linux da Paraíba, ativista e desenvolvedor de Software Livre desde 1996, incluindo o LESP – Linux Easy Server Project, LESP-CEL, Pagode, Jegue e KyaPanel, é também, consultor de tecnologias livres da TV Globo, F13 Tecnologia, Prefeitura Municipal de João Pessoa e outros, tem dedicado sua carreira ao uso e implementações de soluções livres para empresas, sociedade e governos.


André Noel

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá. Desenvolvedor web desde 2002. Usuário de Linux desde 2002 e de Ubuntu desde 2005. Membro do Conselho da Comunidade Ubuntu-BR. Também é autor do site Vida de Programador.


Ângelo Andelnyr Sampaio Alves

Técnico em Eletrotécnica formado pelo Colégio Elpídio Evaristo dos Santos em 1984. Atuou por doze anos como Instrutor no Centro de Formação Profissional Silva Freire (RFFSA/SENAI). Como técnico especializado na operação de Usinas e Subestações, atuou por dois anos na Usina de Angra II (ELETROBRAS ELETRONUCLEAR), por seis anos fez parte da Equipe de Intervenção no Sistema Elétrico em Tempo Real na Estação de São José (FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS) e por cinco anos atuou na Equipe de Supervisão naquela Estação. Atualmente está lotado na Divisão de Supervisão, Controle e Automação de Usinas e Subestações e participa do desenvolvimento e implantação de ferramentas de apoio à atuação da Operação.


Aracele Torres

Aracele Torres é membro do KDE Brasil e mestranda em História Social pela USP. Palestra: Como contribuir para o KDE sem escrever nenhuma linha código.

 

 


Ayrton Araújo

Participa da comunidade Ubuntu desde 2009 e entrou para o conselho da comunidade brasileira em 2012. É engenheiro de software na startup Ingresse, onde trabalha com data mining e APIs próprias.
(Mais informações: http://ayrtonaraujo.net)


Benício Ribeiro

Bacharel em Análise de Sistemas pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia – Campus II) em 2007, atua no desenvolvimento de aplicações Web desde 2004. Atualmente desenvolve com PHP e é entusiasta de Ruby on Rails e Python. Possui 4 anos de experiência trabalhando com geoprocessamento, tendo seu primeiro contato na SEDUR (Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia). Atualmente trabalha como Analista Geo no Grupo Meta.


Caroline de Souza Vieira

Caroline de Souza Vieira, mais conhecida como Carol Souza, formada em Análise de Sistemas, administradora de redes Linux, incentivadora do uso de Software Livre e usuária OpenSuse. Membro atuante da Comunidade Software Livre no Rio de Janeiro, colaboradora voluntária de eventos como Hack’n Rio 2011, IV FSLDC e DFDRJ, blogueira em sites como Cotidiano Linux, Gmigos, Mulheres na Tecnologia e CooperaTI além de manter o próprio blog Carolinux. Sonhadora, amiga, determinada, criativa e movida à desafios. Uma “padawan” amante de tecnologia, aspirante a corredora, ritmista e blogueira.


Cesar Brod

Cesar Brod atua na área de informática desde 1982. Sua formação profissional deu-se em grande parte nos Estados Unidos, Canadá e França. Começou a trabalhar com o Linux em 1993 e, entre 1997 e 2011 desenvolveu, através da BrodTec, serviços de consultoria, gestão de projetos e criação de modelos de negócios que têm por base softwares de código aberto. Presença constante em eventos relacionados ao software livre no Brasil e no exterior, Cesar foi responsável, entre agosto de 2006 e fevereiro de 2009, pela gestão de projetos dos Innovation Centers de Interoperabilidade e Open Source, apoiados pela Microsoft, na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). É o idealizador e um dos fundadores da Solis, Cooperativa de Soluções Livres e membro do projeto \”Linux around the World\”, de Jon \”maddog\” Hall, uma iniciativa internacional que busca a conscientização e disseminação do uso de software livre. Atualmente Cesar é Coordenador Geral de Inovações Tecnológicas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Orçamento, Planejamento e Gestão.


Cícero Moraes

Cícero Moraes é 3D artist and animator autodidata. Aprendeu a sua profissão na internet e é um dos grandes entusiastas do Blender no país. Já escreveu dezenas de artigos online e impressos, lidos no Brasil e no mundo.
Vencedor do Prêmio TVCA de Propaganda e Vídeo de 2006, esteve entre os finalista so concurso Cannes Young Lions, promovido pelo YouTube em 2009. Já palestrou em vários eventos de informática, como a Latinoware (2009 e 2010), XXI Semac (SP), SolivreX (PR), Filsol (GO), II Ermac (MT) e a BlenderPRO (MG e CE).
Mais informações no site: www.ciceromoraes.com.br


Christiano Anderson

Iniciou sua carreira em 1996, passou pelos principais provedores de internet do Brasil como Terra e Zip.net, tendo o privilégio de acompanhar toda a bolha da internet no Brasil. Apaixonado por web, estuda as novas Tendências para desenvolvimento de soluções inovadoras através de sua empresa de consultoria, a Trianguli. Atualmente colabora com o projeto MongoDB sendo evangelizador de NoSQL. É membro da Associação Python Brasil, Associação Software Livre e é ex-desenvolvedor do Projeto GNU.


Daniel Lara

Daniel Lara é administrador de sistemas e redes GNU/Linux , trabalhou com infraestrutura na empresa RedeHost, trabalhou na empresa Office Tecnologia com Gerenciamento de Backups com experiência em administração de redes. atualmente trabalha como Consultor de em TI , É acadêmico na área de tecnologia de redes e usuário GNU/Linux. Voluntário no Grupo de Usuários de Software Livre do Rio Grande do Sul, o TcheLinux. Há pouco tempo entrou para o Time de Moderadores do Viva o Linux .


Daniel Yucra

O professor Daniel Yucra, é Mestre em Ciências da Computação, tem 16 anos de experiência em docência Universitária a nível de pré e Pós. Usuário Gnu/Linux desde 1996, desenvolveu a distribuição peruana GNU/Linux (Tumix. Fundador da Comunidade de Software Livre SomosLibres.org (2002), coordenador do projecto Software Livre em Quechua (Runasimipi.org). Criou o modelo educativo Intesol, além de uma curricula de estudos baseada exclusivamente em técnologias de software livre para o ensino da informática.

É membro do conselho principal da Free Software Foundation América Latina (www.fsfla.org), actualmente é coordenador de Latinux (latinux.pe) para Peru, que realiza actividades de preparação e certificación em técnologias livres.

Participa ativamente, nos últimos 10 anos, em eventos nacionais e internacionais de Software Livre (Brasil, Venezuela, Chile, Bolívia, Equador e República Dominicana).


Danilo César

Formado em Computação, licenciado em Matemática e Informática. Mestrado em Educação pela UFBA com o tema: Robótica Educacional com a Utilização de Software e Hardware Livre. Atualmente faz doutorado em Difusão do Conhecimento na UFBA, com a continuação do tema de mestrado. Participou do projeto KLogo-Turtle (http://klogoturtle.sourceforge.net/). É membro fundador do Projeto Robótica Livre (http://www.roboticalivre.org). Analista de Sistemas da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (PRODABEL S.A.) – Minas Gerais. Foi um dos desenvolvedores do GNU/LINUX Libertas para administração pública (http://libertas.pbh.gov.br/drupal/). Participou do projeto de informatização das escolas municipais do Município de Belo Horizonte. Acredito que: Somos processos singulares do conhecimento que foram construídos colaborativamente, cooperadamente e compartilhados por vários atores sociais das diversas áreas de conhecimento. O conhecimento é de – e para – todos, e por isso deve ser livre!


David Emmerich Jourdain

Atua como consultor na área de Software Livre. Participou em vários projetos desde 1998 e tem toda a sua formação na área da Computação. É membro fundador da TDF (The Document Foundation), organização responsável pelo manutenção e continuidade da suíte de escritório LibreOffice. Membro das comunidades de língua alemã, portuguesa, espanhola e italiana do LibreOffice, bem como das listas globais (em inglês) da TDF. Foi responsável pelo projeto de pesquisa que deu origem ao FAMELIX, um Linux com uma interface muito próxima de ambientes proprietários para facilitar o processo de migração para usuários habituados a estes ambientes, agora conhecido como BRLix (www.brlix.com). Desde 2007, desenvolve versões personalizadas de Linux para fabricantes e integradores de hardware que desejam se adequar a programas do Governo Federal, como o chamado “Computador para Todos”.


Desiree Santos

Acadêmica Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet/CEFET-RJ, enamorada por desenvolvimento de software, organiza curso e encontros de arduino no CEFET-RJ, além de participar ativamente do grupo de Arduino do Rio de Janeiro – http://www.arduinrio.cc


Diego Neves

Amante da Libertade, Diego é Analista de Sistemas. Interessado por informática desde a adolescencia, trabalha com Software Livre desde 2007, Organizador do Encontro Mineiro de Software Livre 2012, EMSL’12, Coordenador do Mucuri Livre, Comunidade de Software Livre dos Vales do Mucuri e Jequinhonha, Experiências: prestando consultoria e terceirização de mão de obra especializada em Tecnologia da Informação em diversas organizações no nordeste de Minas Gerais. Atua no projeto, implementação e gerência de redes com utilização de Software Livre,


Djavan Fagundes

Djavan Fagundes é bacharel em Ciência da Informação pela PUC-MG, desenvolve atividades ligadas ao Software Livre desde 2007. Trabalha profissionalmente como analista de qualidade. Atualmente é coordenador do time de tradução do GNOME e contribui para o OpenStreetMap, mapeando os bares de Belo Horizonte.


Drica Veloso

Jornalista e Designer de Interação trabalha com produção audiovisual em software livre desde 2002. Atuou no programa Ação Cultura Digital do Ministério da Cultura e atualmente trabalha no Movimento Minas, programa do governo do Estado de Minas Gerais. É co fundadora das redes Estudiolivre.org e Metareciclagem.org.


Eliane Domingos de Sousa

Empresária, presta serviços de tecnologia opensource. Membro atuante no fomento de tecnologias livres. Membro da ALTA (Associação Libre de Tecnologias Abertas e membro da TDF (The Document Foundation) mantenedora da suíte de escritório livre LibreOffice. Querendo saber um pouco mais de mim, acesse: http://wiki.documentfoundation.org/User:Elianedomingos


Enéas Macedo Ribeiro Júnior

Técnico em Eletrotécnica formado pela Escola Técnica João Luiz do Nascimento em 1994, Tecnólogo em Gestão para Indústria de Petróleo e Gás formado pela UNESA em 2008, Cursando Graduação em Sistemas de Informação pela UNESA. Atualmente compõe a Equipe de Intervenção no Sistema Elétrico em Tempo Real na Estação de São José (FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS) e participa do desenvolvimento e implantação de ferramentas de apoio à atuação da Operação.


Erlon Sousa Pinheiro

Especialista em Ambiente Internet, professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Estácio Fic (www.estacio.br), profissional certificado LPIC-3, RHCT, RHCSA, ITIL V3 Foundation, Novell Data Center Technical Specialist e Novell Certified Linux Administrator. Sócio Diretor da F13 Tecnologia, empresa cearense especializada em soluções com software livre, usuário Linux desde 1995, foi instrutor certificado Conectiva Linux, membro dos projetos Debian-CE e PSL-CE, tradutor da documentação oficial do projeto LTSP, autor do projeto F13-CN, desenvolvedor do projeto KyaPanel, apresentou palestras nos eventos: 10º e 12º. Fisl, I e II FCSL, I, IV e V Ensol, II e IV EPSL, Flisol 2005 e 2006, IV Secomp FLF, 11ª. Infosol, 1ª. Secomp-Uva, Infobrasil 2010, Hack’n Rio 2011, dentre outros.


Fábio Berbert de Paula

Fundador e mantenedor do portal Viva o Linux, consultor e desenvolvedor em plataforma GNU/Linux, profissional certificado LPI, bacharel em análise de sistemas. Possui 15 anos de experiência com o sistema operacional GNU/Linux.


Felipe Garcia

Usuário de Linux desde 2007, Administrador dos Servidores Linux da Base Aérea de Brasília por 2 anos, hoje é Instrutor e consultor técnico da Sou Livre TI. Participante e palestrante de eventos de Software Livre, Felipe Garcia é apaixonado por Software Livre e faz especialização na área de Segurança da Informação.


Filipe Saraiva

Filipe Saraiva é membro do KDE Brasil, desenvolvedor do Cantor, ferramenta de programação matemática do KDEedu. Palestra: KDE Science – Seu KDE preparado para a universidade.

 


Frederico Guimarães

Biólogo, professor e ativista do software livre desde 1999. trabalha na Prefeitura de Belo Horizonte, com formação de professores no uso de tecnologias, prospecção de softwares livres com potencial educacional e desenvolvimento da Libertas GNU/Linux, distribuição utilizada nas escolas públicas municipais de Belo Horizonte. Atua na tradução de alguns softwares livres, entre eles: GCompris, DokuWiki, Claws Mail e Friendica. É um dos fundadores do grupo Software Livre Educacional (http://sleducacional.org), de divulgação, documentação e tradução de softwares livres de uso educacional.


Fernando Ike

É engenheiro de solução da Exceda / Akamai e levemente curioso por sistemas distribuidos, relisilientes e qualquer coisa que puder melhorar a performance. Colaborou com alguns projetos de Software Livre como Debian, PostgreSQL, PGVM e Zabbix. Participou em muitos de projetos de migração e integração de serviços e sistemas proprietários e software livre. Também colaborou com os podcasts como GDHcast e Navaranda Podcast. Atualmente trabalha com aceleração de bits e nas horas vagas é caçador de zumbis.


Gracielle Torres

Gracielle Torres é Administradora de Empresas, empresária, diretora executiva da Globalconn Internet for Business, empresa fundada em 1995, uma das precursoras da Internet no Brasil; diretora e instrutora de cursos em segurança da informação do Centro de Treinamento Global Security; palestrante em segurança da informação; palestrante em segurança e proteção de crianças e adolescentes na Internet;
Trabalha há 22 anos na área de Tecnologia da Informação, com experiência de 17 anos em Internet e Segurança da Informação. Fundadora do Projeto Proteja seu filho na Internet.


João Eriberto Mota Filho

João Eriberto Mota Filho é Oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro. Gerente de Rede e de Segurança em Rede do Gabinete do Comandante do Exército. Professor da Pós-graduação em Perícia Digital na Universidade Católica de Brasília (UCB). Autor dos livros Linux & Seus Servidores (2000), Pequenas Redes com Microsoft Windows (2001), Descobrindo o Linux (3ª edição em 2012) e Análise e controle de tráfego em redes TCP/IP (em andamento). Líder do Projeto HLBR (hlbr.sf.net) e desenvolvedor em outros projetos. Mantenedor Debian, empacotando diversos programas. Membro do time de Forense do Debian.


João Fernando

Administrador, professor universitário, especialista em Informática na Educação e mestrando em educação. É editor-chefe, diagramador e responsável pela Revista Espírito Livre e Fórum da Revista Espírito Livre. Idealizador da Iniciativa Espírito Livre, entidade que atua na mobilização e organização de diversos eventos de software livre no ES e região. Também atua como responsável pelo Projeto Software Livre-ES e ainda é membro da The Document Foundation e ALTA


Jose Alberto Villalba

Técnico electrônico pelo SNNP (Servicio Nacional Promoción Profesional). Trabalha com software livre fazem 10 anos, onde atualmente é coordenador do projeto TELARCO (Tecnologías Libres y Abiertas para Redes del Conocimiento) na Universidad Tecnológica Intercontinental. É secretário da Mesa Multisectorial del Software Libre, além de fazer parte da Mesa Directiva de la Comunidad de Software Libre do Paraguay. Está a cargo dos seguintes projetos: primeira Distro personalizada Universitária paraguaya denominada LUTIC, aplicação de sistemas open source como: OCSReports (Gestão de hardware e software), OpenFire (Sistema corporativo de mensagem instantânea), entre outros.


José Eduardo de Luca

Professor do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1988. Atua nas áreas de software livre e software público, indústria de software, governo eletrônico, políticas de C&T para o setor de TI, interação universidade-empresa, internacionalização e localização de software.
É coordenador-geral do GeNESS – laboratório de inovação e incubadora de novas empresas de software da UFSC. Faz parte do Comitê de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina. Projetos recentes e atuais: Inclusão digital das disciplinas de Filosofia e Sociologia do ensino Médio; Pontão de Cultura da UFSC (MinC); Games para ensino de Ciências (convênio com Mentes Brilhantes Brinquedos Inteligentes); Certificação de Tecnologia Nacional de Software (MCT & CTI-CenPRA).


Jota Júnior

Jota Júnior é um jovem entusiasta de PHP e software livre em geral. Foi responsável pelo alerta de uma falha de segurança de um sistema do Ministério da Defesa, desenvolveu softwares para a Marinha do Brasil, entre vários desenvolvidos a outros fins. Publicou artigos para revistas da DevMedia, diversos sites na internet, além de palestrante em eventos como PHP’n Rio, FSLDC, Latinoware, e aceito na CONISLI, PHP Conference, Hack’n Rio, entre outros. Também é o fundador do Projeto Lyla, software que utiliza as redes sociais para divulgar dados de pessoas desaparecidas. http://jotajunior.net


Julian Fernandes

Apaixonado por tecnologia, Ubuntu, WordPress e SEO, Julian Fernandes é Consultor WordPress e líder do time regional do Ubuntu em Santa Catarina, junto com o Tiago Hillebrandt. Também trabalha com otimização de servidores Linux e com o servidor web Nginx.
Criador do blog Ubuntu-BR-SC, tem vasta experiência com a plataforma WordPress, principalmente na área de otimização. Se o seu blog está lento e seu servidor está constantemente offline, ele é o cara que você procura.


Juliano Augusto de Souza Oliveira

JULIANO AUGUSTO foi organizador e palestrante do Joomla Day Ribeirão Preto, Analista de Sistemas do CIT/Unaerp há 11 anos, trabalha com Joomla e Web Analytics desde 2008, Professor do Curso de Pós-Graduação em Sistemas Web da Unaerp, Palestrante e Incentivador do uso de Open Source em grandes eventos como Joomla Day Brasil (2009 e 2011) e Festival Latino-Americano de Software Livre. Já prestou consultoria e deu treinamento para várias empresas nacionais e internacionais. Joomleiro de coração e mantém o site  julianoaugusto.com onde escreve sobre o CMS Joomla e demais assuntos relacionados à Web.


Lamarque Souza

Lamarque V. Souza é mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e colaborador do KDE nos projetos Solid, Plasma NetworkManagement e Plasma Active.

 

 


Liduina Vidal de Almeida

Pedagoga, Especialista em Informática Educativa, Professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza, lecionando no Laboratório de Informática Educativa na EMEIF São Raimundo, colaboradora do www.sleducacional.org, professora de Informática Educativa do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Centro de Educação da UECe.


Lucas Teske

Técnico em Eletrônica pela ETEc Getúlio Vargas, também é formado pelo curso HackerTeen da 4Linux e atual aluno de Bacharelado em Sistemas de Informação na Universidade Federal de São Carlos. Atua no EnergyLabs Brasil, um site dedicado a contribuir com interessados pelas áreas de Programação, Computação, Eletrônica, Física e Química, entre outros temas e CEO da Teske Virtual System onde presta serviços de consultoria empresarial e desenvolvimento na área de TI.


Luciano Lourenço da Silva

Artista Gráfico, associado ha APBA (Associação Paulista de Belas Artes) desde 1989 onde cursei ilustração, desenho artístico e posteriormente design até o ano 2000. Apaixonado por design e principalmente por Vector e Vexel Art, desenvolvi meus melhores trabalhos na ferramenta de criação de imagens vetoriais Inkscape, com o Inkscape além de ter estudado a fundo sua história e acompanhar seu desenvolvimento desdas primeiras versões, desenvolvi trabalhos referenciados em sites no mundo todo.
Hoje faço parte das comunidades Inkscape Brasil, Ogimp código livre, sou designer gráfico do Hardware.com.br e de outras empresas as quais presto serviços de designer gráfico e web onde trabalho com ferramentas livres no desenvolvimento desses. Responsável pelos Templates do site da Latinoware nas suas ultimas edições utilizando Drupal e WordPress. Criador dos Mascotes do PSL-Trinacional, PSL-Itaipu e também pelo mascote Tux-Chinela.


Luís Lopes

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador e especialista em Geotecnologias. O primeiro contato com geoprocessamento foi quando ingressou no Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), em 2007, como Analista de Recursos Naturais onde permaneceu até o fim de 2011. Atualmente ocupa a função de Especialista em Geoprocessamento da Assessoria de Geomática do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (IMAP). Editor e criador do blog Geotecnologias Luís Lopes (geoLuisLopes), com atividade desde 2008, recebeu alguns prêmios nacionais, entre eles: TOP30 na categoria “Tecnologia” (promovido pelo TopBlog em 2010) e finalista do Prêmio MundoGEO#Connect 2011 na categoria “Melhor Blog de Geotecnologia”, estando entre os 5 melhores do Brasil: http://geoluislopes.blogspot.com/


Marcelo André Soares

Marcelo André Soares, possui certificação em GNU/Linux LPI-C3, Zimbra e RHCE, acumulando em sua vida profissional 17 anos de experiência em TI, sendo destes, 12 anos dedicados exclusivamente ao software livre. Entusista deste mundo, já possui patchs de correção e novas funcionalidades publicados em 3 projetos de alcance internacional, possui 6 softwares publicados e mantidos como software livre. Já apresentou trabalhos em congressos e faculdades sobre Alta Disponibilidade, Clusterização, Versionamento de Software, Linux em Ambientes Corporativos, Tunning de Bancos de Dados, PostgreSQL, Zimbra, entre outros assuntos. Na área profissional, possui mais de 13 anos de experiência em ensino de tecnologias, tendo trabalhado como programador, gerente de TI e como desenvolvedor chefe de sistemas de segurança para redes, este último tendo todo o desenvolvimento baseado em software livre. Possui larga experiência na área de redes, programa nas linguagens Shell, C, C++, PHP, Perl, Pyton e Java. Já ministrou cursos de extenção acadêmica em linux desktop, linux básico, linux avançado, programação PHP, programação PHP Avançada, banco de dados mysql, banco de dados postgreSQL, desenvolvimento web com software livre, versionamento de software e preparatório para diversas provas de certificação em GNU/Linux.


Marcio Galli

Marcio é o criador do projeto TelaSocial, que tem sua contribuição em criar soluções baseadas em padrões web que causam experiências participativas de comunicação em espaços públicos e semi-públicos. Marcio Galli está envolvido com tecnologias web desde 96 e já foi contribuidor de empresas como Netscape, Yahoo! e Mozilla.


Nick Vidal

Nick Vidal, Engenheiro da Computação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), é o autor do ISS/IM (Instant Syndicating Standards – http://iss.im), um padrão aberto para compartilhar informações através das redes sociais. Ele foi o principal organizador da DrupalCamp Foz 2011, realizada em conjunto com a Latinoware, onde recebeu Dries Buytaert – o fundador do Drupal – pela primeira vez no Brasil. Ele lançou a revista Libre Magazine, com mais de 8000 cópias distribuídas por toda a América Latina.


Ole Peter Smith

Nascido na Dinamarca, em 1964, Smith é mestre em Ciências de Engenharia pela Universidade Técnica da Dinamarca (DTU). Em 1996 completou na mesma universidade um PhD em Matemática (Otimização Estrutural), em seguida iniciando uma carreira como Systems Administrator na mesma instituição. Em 2002 veio ao Brasil, onde começou a  trabalhar com Sysadmin na Prefeitura Municipal de Iporá. Também em 2002 iniciou uma carreira como professor, inicialmente na UEG UnU Iporá (Matemática), logo em seguida na FAI na área de Informática. Não tardando em assumir também a coordenação de informática em ambas as instituições. A partir de 2009 professor Adjunto no Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Goiás. Programador desde 1990 (C/C++, LISP, Perl, PHP e outras), desenvolvendo vários projetos de software. Ativo nas comunidades de software livre desde 2008, atual presidente e membro fundador do SLOG (Software Livre Oeste Goiano) e membro PSL-GO.


Pablo Rubianes

Pablo Rubianes é programador e desenvolvedor web de Montevidéo, Uruguay. Após 5 anos na comunidade Ubuntu o levaram a se tornar membro Ubuntu, parte do Conselho de Membros Ubuntu. É também Conselheiro da Comunidade Ubuntu Uruguay, e organizador do UbuConLA.


Paulo Fernando Lamellas

Possui graduação em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e mestrado em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Possui especialização em Software Livre, atua na área da Ciência da Computação, com ênfase em Redes de computadores e Software Livre. Atualmente, é membro do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército e do Comitê de Implantação do Software Livre no Governo Federal (CISL). É profissional certificado (OSCP OS-101-02465) pela empresa Offensive Security


Paulo “Kretcheu”

Paulo Roberto Alves de Oliveira, mais conhecido pelo apelido virtual de *Kretcheu*, é membro tradicional da comunidade de Software Livre e defensor do conhecimento livre e acessível a todos. Engenheiro mecânico, pós-graduado em auditoria e segurança de sistemas de informação, profissional certificado LPI, UCP e UCI, administrador de sistemas GNU com Linux há mais de 10 anos, professor há 25, acredita que a educação é o ponto crucial para o desenvolvimento humano e quer dar sua parcela de contribuição para o universo do conhecimento em tecnologia. Apresentador do KVB kretcheu Vídeo Blog: kretcheu.com.br.


Rafael Peregrino

Rafael Peregrino da Silva é graduado em Engenharia Elétrica, Mestre em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, atuou por cinco anos como professor convidado da Universidade Politécnica de Berlim, na Alemanha, local de realização do seu doutorado em Engenharia Biomédica. Administrador de sistemas UNIX a partir de 1991 (SunOS e IBM AIX), começou a trabalhar com Linux em 1996. Atuou como Production Manager da innominate AG e foi Diretor de Tecnologia da bone labs GmbH (atualmente Zertificon GmbH), empresa de segurança em TI, ambas na Alemanha. Ingressou na Cyclades Alemanha (hoje Emerson) como Gerente de Engenharia de Vendas e de P&D em 2002. Retornando ao Brasil em 2004, fundou a Linux New Media do Brasil, editora responsável pela publicação da Linux Magazine no país.

 


Rafael Soto

Rafael Soto é gerente de projetos do Serviço Federal de Processamento de Dados atuando na Superintendência de Suporte a Tecnologia com projetos na área de SOA e Barramento de Serviço Corporativos(ESB). Em suas atividades profissionais trabalhou em diversos projetos de tecnologia da informação baseado em software livre nas áreas de consultoria, análise de sistemas, desenvolvimento e gerência de projetos. Membro do capitulo brasileiro da OSGEO e idealizador da iniciativa demoiselle spatial, participa como colaborador de projetos na área de software livre, java e geoprocessamento como na biblioteca geotools e servidor de mapas livre geoserver.


Ramilton Costa Gomes Junior

Atualmente é professor universitário da UNISAM no curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas. Está fazendo Mestrado em Energia pela UFES-ES, é Bacharel em Ciência da Computação pela UNIFENAS e é especialista em Criptografia e Segurança de Redes pela UFF-RJ. Desde 2005 trabalho com Linux e FOSS (Software Livre e Open Source), principalmente com o desenvolvimento Java, C, e PHP, Administrador de Rede, Segurança de Rede e Computação Forense. É organizado do ENSOLBA (Evento de Software Livre no Extremo Sul da Bahia) com grande relevância para a comunidade acadêmica.


Ramón Ramón Sánchez

Ramón Ramón é um profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação na área de Conhecimento Livre na Espanha e na América Latina. É Gerente de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina na Ándago Ingeniería, Especialista em Software Livre e em Administração Pública, Consultor Internacional em Tecnologia da Informação, ex-vice-presidente da Hispalinux e fundador da Iniciativa Focus.

Foi responsável por diversos serviços e planejamentos tecnológicos em administrações públicas, liderando equipes para a realização de eventos e projetos de governo eletrônico e de cidadania digital. Com frequência elabora relatórios e documentos, participa de eventos e é membro de diversos comitês internacionais. É consultor de vários projetos e países, como o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraguai e o Grupo Produtivo especializado em Tecnologias Livres e Abertas de Entre Rios promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina.

Tem uma forte presença na Rede como dinamizador e divulgador e tem participado da organização de eventos nacionais e internacionais. Conhecedor de desenvolvimento do Governo Aberto na Espanha e de Software Livre em nível internacional tem participado de diversas atividades técnicas como, por exemplo, o planejamento de migrações de diversos municípios de Andaluzia.


Ricardo Rosmaninho Perez

Administrador de Empresas, Pós-Graduado pela FGV em Gestão de Tecnologia da Informação. Atua pela Vipware Informática desde 1998 como consultor de ERP especialista em melhorias e otimização de processos. Trabalhando em projetos de automação e premiação de Força de Vendas, extração de dados de legados como BPCS e SAP com geração de KPIs. Desenvolve trabalhos como consultor em Business Intelligence (Inteligência de Mercado) em empresas como Roche, Bayer, AstraZeneca, Novartis, Boehringer, Merck, MSD, Valleé.

Executivo ERP durante o processo de Startup da Operação Openbravo ERP Vipware – DISOFT S/A. Professor universitário no curso de Gestão de Tecnologia na Escola de Engenharia Mauá.

Líder da localização fiscal, tributária, contábil para o mercado Brasileiro do Openbravo ERP. Desenvolvimento e adequação da plataforma PDV Openbravo POS para se adequar ao PAF-ECF. Líder de equipe no desenvolvimento de webservices para a plataforma de e-commerce Open Source Magento e VTiger para Openbravo.

Primeiro parceiro oficial no Brasil do Openbravo ERP e do ERP Open Source Compiere ERP. Localizador oficial da plataforma de CRM Open Source Hypergate. Pioneiro na criação de serviços de redirecionamento de sites e e-mails, criando o primeiro serviço brasileiro denominado “Meunome.com.br”.


Rodrigo Padula

Mini-Bio: Pesquisador do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais NCE/UFRJ onde trabalha na implantação do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Livres – LAPTEL. É militante do movimento do software livre latino-americano e membro atuante em diversos projetos desde a década de 90.


Rodrigo Senra

Rodrigo Senra é Engenheiro de Computação, Mestre e Doutorando pelo IC-Unicamp. Um dos membros fundadores da Associação PythonBrasil, organizador da 1a Conferência Brasileira de Python e responsável pela primeira tradução do tutorial oficial de Python para a Língua Portuguesa. Atuando a mais de 17 anos na indústria de software brasileira, hoje faz parte do time da Globo.com. http://rodrigo.senra.nom.br


Sandro Andrade

Sandro Andrade é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), doutorando pelo DMCC/UFBa e colaborador KDE. Palestra: Desenvolvendo widgets QML para o KDE Plasma

Sílvio Palmieri

Sílvio PalmieriSilvio Palmieri trabalha com informática a mais de 25 anos, dos quais 13 anos foi envolvido com Software Livre em um todo. Especialista em Software Livre para setor publico tendo trabalhando em diversos governos municipais e estaduais, ministrou treinamentos, implantações e palestras em praticamente todos os estados brasileiros e tambem em alguns paises da America Latina. Chamado de louco ou xiita por muitos, as vezes por suas defesas ao SL ou por a sua tatoo do Tux no braço, e atualmente e chamado de Capitão Palmieri pelos amigos, gostou e incorporou o codinome no dia de trabalho com Software Livre. Membro openSUSE, Administrador-Fundador do Xoop’s Paraná, membro da Comunidade Expresso Livre, membro do PSL-Trinacional, já foi considerado um dos principais militantes ativos do Software Livre Paraná. Responsável por organizar diversos eventos de SL pelo pais. Atualmente trabalha na Prefeitura Municipal de Piraí do Sul – Paraná, como Secretario de Tecnologia de Informação


Tiago Hillebrandt

Técnico de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina, atua como membro do Conselho da Comunidade Ubuntu Brasil (www.ubuntu-br.org). Ubuntu Member, coordena o Time de Tradução do Ubuntu para Português do Brasil bem como lidera o Time de LoCo Ubuntu-BR-SC. Fundador do blog Ubuntu-BR-SC (www.ubuntubrsc.com).


Vitorio Furusho

Analista Master na CELEPAR. Formando em Processamento de Dados pela UFPR. Pós-graduado em Desenvolvimento de RH e em Análise Moderna de Sistemas pela PUC PR. Trabalhou na Dimax, IPPUC, Exército, Serpro, PUC PR, Famec e CELEPAR. Foi Professor na PUCPR por 20 anos e na FAMEC por 5 anos. Co-autor da Lei 15742 sobre ODF OpenDocument Format no Paraná, primeira do Brasil. Co-autor do Projeto de Lei ODF na Câmara dos Deputados. Coordenou a criação da norma brasileira ODF, ABNT NBR ISO 26300. Contribui para a criação do Protocolo Brasília ODF. Membro da Free Software Foundation, Associação Software Livre Brasil, The Document Foundation, Comunidade LibreOffice Brasil e ABNT. Ativista de Software Livre e ODF. Recebeu Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná pelos relevantes serviços prestados em TI e Software Livre no Paraná. Recebeu Prêmio Internacional ODF Alliance Award. Possui mais de 40 anos de experiência em TI e Educação


Wille Marcel

Formado em Comunicação Social, conheceu o mundo do software livre em 2005 e desde então vem estudando, produzindo e contribuindo com diversos softwares. Tem experiência no uso de softwares livres de edição de imagens e de vídeo. Desde 2010 é colaborador do OpenSreetMap. Desenvolve o projeto MapaRec (Mapeamento Colaborativo do Recôncavo), que está mapeando algumas cidades da região do Recôncavo da Bahia. É um dos desenvolvedores do clips.tk, projeto que adaptou a grade de programação do FISL para visualização em dispositivos móveis.

Posted in: |

1 Comment

Apoio